quinta-feira, 4 de novembro de 2010

QUAIS SÃO OS DINOSSAUROS QUE VIVERAM NO BRASIL ?


Os dinossauros do Brasil ainda não estão totalmente estudados, nossos pesquisadores relatam a existência de três grandes grupos com diferentes características, reconhecidos principalmente através de seus ossos e dentes fossilizados. As principais formas conhecidas são:

Dinossauro Saurópode Titanossaurídeo,Spinossauro que Viveu nas Redondezas da Africa e no Brasil e no Egito seria o Espinossauro espinossauro egípcios

Tamanho é Documento? Os Maiores Tinham mais Chances e pegar suas presas mas os menores poderiam Caçar em bando qual a vantagem?

QUAL ERA O MAIOR DINOSSAURO ? E O MENOR ?

Os dinossauros tiveram forma e tamanho bastante diferentes. No momento, o maior dinossauro que se conhece é o Seismossauro (media cerca de 45 metros e pesava quase 100 toneladas). O menor é o Composognathus (pouco maior que um rato doméstico). Note que os cientistas estão a cada dia descobrindo novas formas de dinossauros, assim estas informações podem mudar a qualquer momento.


COMO OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM ?


Existem muitas teorias para o desaparecimento dos dinossauros, as principais são as seguintes: Meteoro: Um grande meteoro teria caido e ao se fragmentar, produzido uma nuvem de poeira que impediu a passagem dos raios solares mudando as condições climáticas e tornando o ambiente ruim para os dinossauros que assim morreram todos. Genética: Os dinossauros, depois de mais de 150 milhões de anos de existência com formas muito diversificadas, tornaram-se um grupo sem possibilidades de evoluir frente as modificações do planeta e, assim, deram lugar a outras formas de vida. NOTA: Seja qual for a teoria que você acredite, lembre que os dinossauros não morreram instantaneamente mas sua extinção levou alguns milhares de anos. Caso você acredite em uma causa catastrófica (meteoro, por exemplo), também é bom lembrar que, não apenas os dinossauros teriam sido atingidos mas a grande maioria dos seres vivos. Aqueles que sobreviveram passaram então a disputar os ambientes e venceu aquele grupo que tive melhores condições para tal. No caso dos dinossauros, estes teriam sido vencidos pelos mamíferos que possuiam melhores condições para a vida no ambiente que se formou após o evento catastrófico.

Pteronodon Mais conhecido como Pterossauro


Enquanto os dinossauros governavam os ambientes terrestres do planeta, outro grupo de répteis tinha se apoderado dos espaços aéreos. Eram os pterossauros, um dos quais, o pteranodon, com asas gigantescas de pele elástica como a dos morcegos, era um dos reis do vôo planando nas zonas costeiras. Os seus ossos eram finos e tinham espaços ocos que os tornavam mais leves.
Os pteranodons faziam seus ninhos nas escarpas e, por serem pouco ágeis em terra firme, talvez alimentassem suas crias do ar.

Dados do Pterossauro:
Nome: Pteranodon
Época: Fim do Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 30 quilos.
Tamanho: 2 metros de altura e 8 metros de envergadura.
Alimentação:
Peixes

Dinossauros

Os dinossauros (do grego "deinos" - terrível - e "saurus" - réptil -) constituem uma superordem de membros de um grupo de arcossauros referente ao final do período Triássico (cerca de 225 milhões de anos atrás) e dominante da fauna terrestre durante boa parte da era Mesozóica, do início do Jurássico até o final do período Cretácico (cerca de 65 milhões de anos), quando da extinção de quase todas as linhagens, à exceção das aves – entendido por muitos cientistas como os únicos representantes atuais. Distinto de outros arcossauros por um conjunto de características anatômicas, entre as quais se destacam a posição dos membros em relação ao corpo – projetados diretamente para baixo – e o acetábulo (encaixe do fêmur na região da bacia) aberto, isto é, o fêmur encaixa-se em um orifício formado pelos ossos da bacia. A etimologia da palavra remete ao grego déinos - terrivelmente grande, saurós - lagarto, e, por extensão, réptil

Periodo Triassico


Na escala de tempo geológico, o Triássico (Triásico em Português europeu) é o período da era Mesozóica do éonFanerozóico que está compreendido entre 251 milhões e 199 milhões e 600 mil anos atrás, aproximadamente. O período Triássico sucede o período Permiano da era Paleozóica de seu éon e precede o período Jurássico de sua era. Divide-se nas épocas Triássica Inferior, Triássica Média e Triássica Superior, da mais antiga para a mais recente